Last updated on 27 set ’10
Segunda-feira chegamos mais perto do paraíso: tivemos uma seleção de cervejas excelentes para degustar, graças à viagem do Gui para Nova York, juntamente com cervejas presenteadas a nós por amigos queridos.
Vamos aos fatos, pra matar muita gente de inveja (hihihi):
![Todos os motivos de perdição da vez.](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/deg.cerv_.gui_-263x300.jpg)
Agora, por partes:
* Uno – ale com romã, do bar Melograno, feita pela Cervejaria Bamberg. 5,5% de álcool.
![Cerveja Uno, comemorativa de um ano do Melograno, presente de Marcelo Carneiro.](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/Uno_Melograno-225x300.jpg)
Começamos com a que consideramos que seria a mais leve. Esta garrafa nos foi presenteada pelo Marcelo Carneiro, da Colorado, em uma de suas visitas à loja. Já havíamos tomado desta edição especial quando estivemos no bar Melograno e pudemos fazer algumas comparações!
![Os degustadores Marcelo, Gui, Henrique e Gabi (atrás da câmera).](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/Uno_Melograno_deg-300x225.jpg)
Pois bem: surpreendente. Quando tomamos no Melograno (que significa romã, em italiano), achamos a cerveja com um certo gosto de tampinha, e achamos que aconteceria com esta muito mais evidentemente, por estar vencida desde junho. Ledo engano. Provavelmente a cerveja tenha maturado mais ou a gente não deu sorte na outra garrafa que tomamos. O gosto de romã, inconfundível, estava ali, pra dar um quê a mais pra cerveja: além de cítrica, ela parecia que “amarrava” um pouco na boca — exatamente como acontece quando comemos a fruta. Sentimos esse azedinho no retrogosto muito bom!
Com uma cor indo do dourado para o ferrugem, a cerveja tem um bom aroma cítrico e uma espuma que não é persistente. Ela se desfaz mas, continua “escorregando” pelas laterais do copo. Surpresa deliciosa e que abriu com chave de ouro o que ainda estava por vir.
* Humboldt Brown – Brown Ale com maconha na composição. Feita pela Cervejaria Firestone. Mas no rótulo não se encontra nenhuma alusão à cervejaria e sim à Nectar Ales, na Califórnia. 5,7% de álcool.
![Humboldt Brown, americana com maconha.](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/HumboldtBrown-300x158.jpg)
No site da cervejaria, o mesmo rótulo tem o nome de Hemp Ale. Devem ter mudado por algum motivo. Qual será? heheheh
O Gui trouxe esta cerveja por indicação do vendedor da Bier Kraft, onde ele a comprou, em Nova York. O doidão de cabelão e uma barba gigante, cheio de tatuagens disse que a cerveja era imperdível. Como ele manjava muito de cerveja, segundo relatos do próprio Gui, ele achou que não deveria contrariar. E colocou a cerveja na mala!
![A gente acreditando que ia ter uma viagem...](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/HumboldtBrown-deg-300x225.jpg)
No site da cerveja diz que ela só pode ser encontrada na Califórnia, por causa das restriçõem em relação às sementes de maconha, que são ingrediente na cerveja. Enfim, nossa opinião e impressões: a cerveja tem um aroma cítrico excelente, parecendo ser bastante lupulada. Mas no paladar, achamos que faltou corpo na cerveja e o gosto é de chá amargo (aquele mesmo gosto que se sente quando se come um space cake). A cerveja não é holandesa mas, segue a mesma proposta de diversas receitas com maconha: não dá barato!
* Three Philosophers – Quadruppel da Cervejaria Ommegang – a cervejaria americana mais belga que se tem notícia. 9,8% de álcool.
![Three Philosophers. Cobiçada por muitos. (O que inclui Paulo Zanello, que adora essa cervejaria e nos apresentou alguns rótulos.)](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/ThreePhilosophers-300x225.jpg)
Hummmm… O que esperar de uma Ommegang? Tudo! Tudo de bom, sempre! E então, abrimos mais uma das aquisições do Gui em NY.
![O trio e a Three Philosophers. (Isto é uma analogia?)](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/ThreePhilosophers-deg-300x225.jpg)
A cerveja escura e com uma espuma grossa (mas bolhas pequenas) e persistente, tem aroma e gosto de vinho do porto. Não remete aos 9,8% de álcool e lembra um amadeirado daqueles barris que já tiveram cherry. E então, lemos o contra-rótulo e soubemos que a cerveja é um blend de três cervejas diferentes: uma ale bastante maltada, com maltes torrados; uma autêntica kriek belga; e uma lambic também belga, com cerejas (não se esqueça que há diferença entre kriek e cereja!). Começamos a filosofar e acreditamos que o nome tenha sido escolhido por este motivo: três filosofias diferentes de se fazer cerveja.
Deliciosa! Como já era de se esperar… O melhor foi o que lemos no contra-rótulo, que reproduzo aqui:
And remember: “Philosophy Begins in Wonder.” – Plato
* Cuvée Delphine – Bourbon Aged Russian Imperial Stout, feita pela Cervejaria De Struise. 13% de álcool.
![Cuvée Delphine, presente da querida Carol.](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/CuveeDelphine-300x191.jpg)
Pra acompanhar as preciosidades do Gui, abrimos a garrafa da mesma cervejaria da Black Albert (que tivemos o prazer de tomar com o Vinícius), que a Carol trouxe de Amsterdam pra gente no fim do ano passado: a Cuvée Delphine foi a melhor de todas! Principalmente por ser uma cerveja que não esperávamos nada, já que não é tão conhecida. Lemos no rótulo, inclusive, que a produção é limitada e não há intenção de exportar. Portanto, um grande achado!
![O rótulo da cerveja foi feito pela artista Delphine Boël. Por isso, o nome.](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/CuveeDelphine-deg-300x225.jpg)
Uma Black Albert (que já é absurdamente deliciosa) que ficou um ano em barris de bourbon (4Rose Bourbon era a bebida que ficou no barril antes dela), a cerveja que leva o nome da artista belga Delphine Boël é excepcional, fantástica, perfeita! Uma das melhores que já tomamos até hoje!
Muito gosto da madeira, grossa, encorpada. Com uma espuma persistente e mais escura, a cerveja remete ao defumado, ao tostado, àquele azedo característico de madeira. Conforme foi esquentando, foi ficando mais aromática e também com o álcool mais evidente. Deliciosa!
* Sierra Nevada 30th Anniversary – Black Barleywine, da cervejaria Sierra Nevada. 10,2% de álcool.
![Olha que rótulo lindo!](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/SierraNevada30-300x117.jpg)
Esta cerveja comemorativa foi mais um achado do Guilherme no supermercado Whole Foods, que tem uma infinidade de cervejas para se escolher também (dica do Henrique!). A proposta dela é diferente: a cervejaria está comemorarando seus 30 anos com quatro receitas especiais, acompanhadas e produzidas por cervejeiros pioneiros (é o nome do projeto, inclusive). A que o Gui trouxe foi feita com o primeiro cervejeiro caseiro dos EUA, Jack McAuliffe.
A “Jack & Ken’s Ale” que tomamos é considerada uma black barleywine mas, a gente achou mais com cara e gosto de black IPA: lupuladíssima, perfumadíssima, muito, muito, muito boa! Excelente para fechar a noite, com chave de ouro também!
![Sierra Nevada 30 para fechar!](http://www.emporiobiergarten.com.br/site/wp-content/uploads/2010/09/SierraNevada30-deg-300x225.jpg)
Resumindo: a noite foi perfeita! Ótima companhia, cervejas magníficas. Sem frescuras, sem expectativas. Só a coisa boa que é beber bem em boa companhia! Recomendamos a todos! ;)
Be First to Comment