25/09/08

Literalmente na terra da cerveja

O nome Bierland — terra da cerveja — é uma homenagem à cidade de Blumenau.

Chegamos à fábrica da Bierland sem sermos convidados. O que significa que não agendamos a visita — o jeito certo pra ser atendido com certeza, anote aí! Mas, Eduardo Krueger, um dos proprietários da cervejaria, estava lá e pôde nos atender e mostrar todo o espaço da fábrica, com muita simpatia e boa vontade.

Percebe-se que ele é apaixonado por tudo e fala com empolgação do novo projeto: engarrafar o chopp! Depois de 5 anos de mercado local, eles se preparam para, provavelmente em fevereiro de 2009, ganharem o Brasil todo com garrafas de 5 tipos diferentes de cerveja.

Com capacidade de produção de 70 mil litros por mês, atualmente, a fábrica já está preparada para duplicar sua capacidade, assim que for necessário — faltam novos tanques de fermentação, mas o cozedor já tem capacidade para tanto. A área de engarrafamento será toda nova, começando a construção depois que acabar a Oktoberfest. Como outras cervejarias artesanais, a Bierland também vai participar da festa, que acontece no mês de outubro, em Blumenau.

Depois do tour pela fábrica, Eduardo nos apresentou aos seus chopps: pilsen, weizenbier (o de trigo) e o bock. Todos muito saborosos e com sabores persistentes na boca. Mas, devo dizer que o bock foi o melhor que já tomei até hoje. O sabor do malte tostado no ponto exato deixa a bebida nem doce, nem amarga. Apenas perfeita.

Eduardo também nos deu uma aula sobre a importância de o copo ser o correto para cada tipo de cerveja: o pilsen merece a tulipa porque sua espuma se desfaz com maior facilidade e, o copo sendo em “V”, este vai mantendo a espuma por mais tempo. Já o weizen, como tem um creme mais encorpado, merece um copo de boca mais larga, para que possamos saborear esse creme. O chopp bock também merece uma boca larga para exalar o perfume da bebida. Realmente, faz toda a diferença!

O que perdemos mesmo nessa visita foi a possibili-
dade de conhecer o mestre-cervejeiro, que todos nos disseram que é um show à parte, de simpatia, de conhecimento e de bom gosto para a cerveja! Uma pena...


Serviço:
BIERLAND
Rua Gustavo Zimmermann, 5361 - Itoupava Central
Tel.: (47) 3337.3100
Blumenau - SC

www.bierland.com.br

Dados para encontrar no seu navegador GPS:
S26º48'21.199"
W49
º5'15.877"

Tem mais! — No final do mesmo dia em que estivemos na cervejaria, voltamos ao bar da Bierland para nos encontrar com o Feijão, conhecido por saber muito de cerveja, por conhecer todo mundo do meio e por escrever no seu blog, o “oBIERcevando”.

Imagine o quanto falamos de cerveja e absorvemos de seu conhecimento. Sem contar os chopps que tomamos, é claro! ;)

Marcadores: Tour etílico

Blogger Rodrigo Lemos disse...

Engraçado que eu também visitei a Bierland com o mestre Feijão! Coincidência legal! Abraços!

14 de outubro de 2008 00:15  
Blogger Paulo Feijão disse...

Caros,

Não sei porque fiquei tanto tempo sem conhecer o blog de vocês, está muito show de bola, informações muito pertinentes e claras.
Parabéns pelo trabalho não vejo a hora de ir a Ribeirão Preto conhecer minha cidade natal. E muito obrigado pela visita e pelos elogios, vocês também irão revolucionar o mercado de cervejas.

Abraços

15 de outubro de 2008 13:28  

Postar um comentário

<< Voltar